segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

SPFW: AMAZONAS INSPIRA COLEÇÃO DA IODICE 2010

As belezas naturais do Estado do Amazonas inspiraram a coleção de inverno da grife IODICE, que será apresentada na próxima terça-feira, dia 19, no São Paulo Fashion Week 2010 (SPFW). Os designers Valdemar Iodice e Alexandre Iodice estiveram em Manaus, em novembro de 2009, acompanhados de seus estilistas para conhecerem um pouco mais da região. Na ocasião, visitaram a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), onde reuniram com a titular da pasta Nádia Ferreira.


“Eles nos procuraram para obter informações acerca da região, como por exemplo, nossas reservas e artesanato. Fizemos uma reunião técnica abordando as unidades de conservação do estado e elementos da natureza, como sementes, corantes naturais, fibras, couro vegetal, couro de peixe e de jacaré. Estiveram presentes representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e do Centro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc). Em seguida, acompanhamos a equipe em uma visita à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, para que conhecessem de perto a realidade local.”

Desde então, a secretária explica que o Governo do Amazonas, por meio da SDS, está construindo um projeto de geração de renda nas unidades de conservação, consolidando a política de desenvolvimento sustentável do estado. “A inserção de elementos naturais do Estado do Amazonas na coleção de inverno 2010 da IODICE é uma das primeiras iniciativas do projeto de promoção do meio ambiente do Amazonas. A IODICE vislumbra o grande potencial do estado para o mercado nacional e internacional da moda. O Governo apoiará no que for necessário”, diz Nádia.

O projeto, denominado AMA, visa divulgar a importância destas reservas e a sua contribuição na garantia da biodiversidade e importância sócio econômica para as populações tradicionais do Estado. “A ação vai despertar para o Brasil e o mundo o enorme potencial turístico do estado do Amazonas”.

“O Governo do Amazonas sente-se privilegiado com a idéia da grife IODICE de evidenciar o estado em sua coleção, por isso, apóia a iniciativa porque eles vão mostrar na passarela de forma criativa, nossa biodiversidade e o potencial dos produtos sustentáveis, que podem ser explorados nos vestuários e acessórios”, declara Nádia Ferreira.

GERAÇÃO DE RENDA

Para Nádia Ferreira, a idéia da IODICE dá o primeiro passo para mostrar que é possível inserir sustentabilidade à moda, agregando valor a produtos extraídos da floresta, gerando renda à população local e atraindo investimentos para o Estado, como pesquisa e capacitação de mão de obra. “Essa coleção que será apresentada em um dos maiores eventos de moda do país e do mundo, ampliou nossas oportunidades de interação com a moda sustentável e o desenvolvimento desse segmento no Amazonas”, declara Nádia Ferreira.

A promoção das Unidades de Conservação do Amazonas, de uso sustentável, será realizada por meio de campanhas em mídia impressa e digital, desfiles no Brasil e apresentação de coleção no exterior, além de catálogos e materiais de ponto-de-venda, vitrines de lojas que remontem as potencialidades e atrativos do Amazonas e das Unidades de Conservação.

A Secretária da SDS, Nádia Ferreira, vai estar presente no desfile da IODICE, no dia 19, no São Paulo Fashion Week. A presença do Governador Eduardo Braga e sua esposa, Sandra Braga, ainda não foram confirmadas.



Nívia Rodrigues
Assessora de Comunicação do Sistema SDS

Nenhum comentário:

Create gif animations.