terça-feira, 9 de novembro de 2010

“ESPAÇO SUSTENTÁVEL” DO GOVERNO DO ESTADO ESTARÁ NO AMAZONAS FASHION 2010

Seguindo o tema do Amazonas Fashion 2010 “Diversidade é a palavra da Moda”, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), vai levar uma mostra do conceito de sustentabilidade para o evento este ano, evidenciando a diversidade da região. O “Espaço sustentável” do Governo do Amazonas coordenado pela secretaria apresentará itens que caracterizam este conceito. Dentre eles, as peças de vestuário da grife IODICE, apresentadas no SPFW, em janeiro deste ano, e em Nova Iorque. A coleção produzida foi inspirada na beleza do Amazonas e retratada em detalhes. Outra exposição são as biojoias da designer italiana Francesca Romana, que combinam elementos da natureza com pedras preciosas.

O Amazonas Fashion estará aberto ao público das 10h às 22h, a partir de amanhã (10) e vai até quinta-feira, dia 11. No evento haverá exposições de quadros, fotografias e roupas conceituais de estilistas locais

Nesse contexto, estão em destaque as biojoias de Edilene Andrade e Eric Pitman, designer regionais vencedores do concurso de biojoias lançado por Francesca Romana quando esteve em Manaus ministrando uma capacitação para 30 pessoas desse segmento, em agosto deste ano.

Os objetos fazem parte do Projeto AMA, uma parceria do Governo do Amazonas com a grife IODICE, que tem por objetivo promover a conservação da biodiversidade e o conhecimento tradicional associado ao uso sustentável dos recursos naturais nas Unidades de Conservação estaduais do Amazonas.

Até o momento, três capacitações já foram realizadas, tendo como finalidade, agregar valor aos produtos da floresta para serem utilizados na produção e confecção de peças do segmento da moda (roupa, sapato, bolsa, biojoias, etc). Dentre os cursos estão a capacitação de estilistas (28 a 29 de maio); o curso de biojoias (09 e 10 de julho); e a capacitação da extração de pele de peixe (30 de julho). A próxima capacitação é o curso de conservação de sementes, previsto para ser realizado no início do próximo ano.

Os resultados das capacitações estão sendo apresentados no “Espaço Sustentável” do Governo do Amazonas na Casa Cor. Com exceção do curso de extração de pele de peixe, os demais tiveram como desafio final a criação de peças produzidas a partir dos elementos sustentáveis da natureza, que estão em exposição, como roupas, acessórios e biojoias.

Dentre as sementes utilizadas como revestimento e elementos decorativos, estão açaí, castanha, tucumã e jarina.

Por: Nívia Rodrigues.
Foto: Nathaly Rabelo.
Create gif animations.