terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Governo do Amazonas e IODICE apresentam livro sobre Projeto AMA

Saraiva MegaStore será palco para o lançamento da obra que terá renda revertida para a Reserva de Rio Gregório. Primeira-dama do Estado, Sra. Nejmi Aziz; a Secretária de Estado do Meio ambiente, Sra. Nádia Ferreira; e o estilista Alexandre Iodice estarão recebendo os convidados na ocasião.


Convite do Evento

O trabalho do Governo do Amazonas com a criação de áreas protegidas ganhou destaque de forma criativa e inspiradora. A riqueza da biodiversidade associada ao conceito da moda sustentável são destaques no livro Sustentabilidade, Moda e Cultura, na versão português/inglês, que será lançado no próximo dia 24, em Manaus, na Saraiva MegaStore, Manauara Shopping, das 19h às 21h30. A obra, elaborada por uma equipe da IODICE, é fruto do Projeto AMA, parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e a grife, desde abril de 2010, com o objetivo de angariar fundos para Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. Toda a renda será revertida para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (Resex) de Rio Gregório, localizada no município de Eirunepé (a 1.150 km da capital).

O Projeto AMA teve inicio em abril de 2010, sendo elaborado e executado pelo Governo do Amazonas por meio da SDS, em parceria com a grife IODICE. Tem como objetivo promover a conservação da biodiversidade e o conhecimento tradicional associado ao uso sustentável dos recursos naturais nas Unidades de Conservação estaduais do Amazonas, por meio de editorias de moda em mídia impressa e digital, desfiles no Brasil e exterior, catálogos e materiais de ponto-de-venda, vitrines de lojas que remonte potencialidades, atrativos e valores de conservação da natureza no Amazonas, em especial das Unidades de Conservação do Estado, e agora, o lançamento do livro.

“São 41 páginas ilustradas que evidenciam o que o Estado do Amazonas oferece, além da inspiração por conta da riqueza da biodiversidade, produtos provenientes de material abundante na região. O trabalho do Governo do Amazonas com a criação de áreas protegidas garante a conservação da biodiversidade, e a parceria com projetos desse segmento estimulam a geração de renda e valorizam o potencial da região. O livro já é um dos resultados do Projeto AMA, que mostra que a sustentabilidade está em todos os setores, inclusive na moda”, destaca Nádia Ferreira, titular da SDS.

O trabalho desenvolvido através do Projeto AMA tem como foco mapear questões de biodiversidade relevante em cada realidade local, estruturar a ação em torno dos diferentes segmentos diretos e indiretamente envolvidos, dividindo a cadeia produtiva das matérias-primas em pólos de produção e estoque, estabelecendo um processo organizacional em cada município do Estado.

“Criar o Projeto AMA foi uma das coisas mais importante da minha vida, espero que este seja o primeiro passo de um grande futuro e que a continuidade deste projeto continue promovendo e divulgando o desenvolvimento sustentável das Unidades de Conservação do Estado do Amazonas que são fundamentais para nossas vidas”, declara Alexandre Iódice.

Em 2010, já foram realizadas três capacitações por conta do Projeto: Workshop para o Processo Criativo da Moda Sustentável, com a capacitação de 40 estilistas locais (maio); Oficina de capacitação de biojoias, com 30 participantes (julho); e Processamento em Couro de Peixe, oficina realizada no município de Manacapuru que contou com a participação de 44 pessoas (julho).

A obra

A partir de dados e informações do Governo do Amazonas e viagem técnica da equipe à Manaus, a obra é composta de imagens que apresentam os produtos de design da coleção de inverno 2010 baseada em diversos elementos sustentáveis, originários do Amazonas, que foram destaque nas passarelas do Brasil e do mundo pela IODICE no ano de 2010. Na parte textual, o livro retrata as 41 Unidades de Conservação do Estado do Amazonas, as características e as estratégias governamentais para controlar o equilíbrio de cada umas delas, além de dar destaque aos povos tradicionais amazônicos, abordando um pouco da diversidade cultural que é o diferencial da população.

O livro estará à venda na Saraiva MegaStore, ao preço de R$ 80,00. Toda a renda será revertida para a Resex Rio Gregório, que já tem uma conta corrente aberta pela IODICE na ocasião da adoção da Reserva, conforme dados abaixo:

Em nome: Fundo IOD de Apoio à Reserva Extrativista Rio Gregório
Banco: Brasil ( 001)Agência: 3563-7Conta Corrente: 8.342-9

O evento contará com a presença do autor do livro, Sr. Alexandre Iodice, que estará disponível para autografar as obras adquiridas na ocasião.

Resex do Rio Gregório

A Reserva Extrativista Rio Gregório está localizada nos municípios de Eirunepé e Ipixuna, tendo toda sua extensão cortada pelo rio Gregório, daí a origem de seu nome. Faz fronteira com as terras indígenas Kulina, Kanamari e Kaxinawa, do Médio Juruá (AMAZONAS, 2007). Criada em 2007, a Resex do Rio Gregório detem uma área 477.042,30 hectares, onde estão instaladas 36 comunidades, com 118 famílias e 670 moradores. A Resex está com seu Plano de Gestão concluído. O acesso à área da Resex pode ser realizado a partir de vôos regulares, saindo de Manaus (AM) e Rio Branco (AC) para Eirunepé. Outra opção pode ser através de vôos fretados e via fluvial pelo rio Juruá, partindo das duas capitais (AMAZONAS, 2007).
Em abril de 2010, a IODICE adotou a (Resex) Rio Gregório visando captação de recursos para a sua gestão.

Nívia Rodrigues
Assessoria de Comunicação SDS

Um comentário:

Lua- Eu Crio Moda disse...

editar
Projeto Blogs do Brasil(http://tinyurl.com/4aavayz) PARTICIPE!

Create gif animations.