domingo, 7 de junho de 2009
Desfile de moda ambiental no Amazonas Shopping marca Semana do Meio Ambiente da SDS
Após os atos administrativos na Assembléia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), pela manhã, um desfile de moda com foco ambiental marca as comemorações da Semana do Meio Ambiente 2009 da Secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). O órgão, em parceria com o Amazonas Shopping, realiza na sexta-feira, dia 5 de junho, o Ambiental Fashion, na Praça Central do local, a partir das 18 horas. O evento reúne seis estilistas locais que utilizam como matéria-prima para suas produções garrafas pet, malha pet, sacos, estopas, juta e outros produtos do gênero. A programação da semana vai até o domingo, dia 7.
A finalidade da SDS é mostrar o respeito pelo meio ambiente a partir também da confecção de roupas com materiais recicláveis, que são a base da moda ecológica, e produtos regionais, que valorizam o artesanato local. Além disso, o evento incentiva a geração de emprego e renda para esse setor.
Estilistas
Wilanir Gomes, vencedora do concurso Ateliê Fashion, realizado em 2008 no Amazonas Shopping. Sua coleção é denominada de NATURAT`S, desenvolvida em parceria com Jailton Ariano, inspirada na junção de Natureza e Arte. Utiliza como matéria prima garrafas pet, saco plástico, estopa, juta e outros acessórios que embelezam as peças.
Fernanda Gomides, uma das sete finalistas do Ateliê Fashion. Sua coleção tem o nome de A CONFERÊNCIA DOS PÁSSAROS, montada em torno da problemática do Galo da Serra, maior vítima de contrabando de aves do Brasil. A Coleção conta sobre uma reunião dos pássaros para acabar com o contrabando. Usa como matéria-prima polímero termoplástico e algodão.
Rafaela Raposo, também finalista do Ateliê Fashion. Sua coleção tem o nome de NATUREZA CONTEMPORÂNEA, por se tratar de um evento social de grande importância que une reciclagem e as questões ambientais. Utiliza malha pet nas suas criações. Seus looks são inspirados em tribos indígenas e nos ribeirinhos.
Nathaly Rabelo, também finalista do Ateliê Fashion. O nome de sua coleção é Nature Haute Couture, confeccionada em parceria com Oziel Costa, produção que envolve a conscientização ecológica e a inspiração nas formas e curvas encontradas na natureza. Utiliza como principal matéria-prima a malha pet. Em sua composição encontram-se também tecidos como o cetim e a seda, além de acessórios criados com sementes, latão reciclado (material extraído de peças de metal que já não tinham utilidade e que seu destino seria o despejo no meio ambiente causando poluição e prejuízos ao planeta.
Thamy Pezzi, única estilista que não participou do Ateliê Fashion. Sua coleção apresenta peças com corte e acabamento sofisticados através de dois materiais naturais: sementes da região amazônica, trabalhadas e inseridas em peças da grife Pérolas da Amazônia e o algodão orgânico colorido. A coordenação geral do desfile está por conta de Sônia Jinkings e a produção de Alexandre Oliveira.
Programação
A programação ambiental no Amazonas Shopping segue até domingo, dia 07, que inclui exposição fotográfica durante o fim de semana. No sábado, o público vai ter a oportunidade de assistir ao "gingado" do Grupo de Capoeira Batuquegê. Já no domingo, encerrando a programação, a Praça Central será palco do Grupo Musical Pássaros da Amazônia, do Curso Lutheria da OELA.
Exposição fotográfica de Unidades de Conservação
No decorrer dos três dias de programação, a Praça Central vai contar também com uma exposição fotográfica que exibirá um rico acervo dos fotógrafos Adriano Gambarini (WWF-Brasil), Fernanda Preto e Marcelo Castro. O tema conduz a uma viagem pela natureza amazônica, fauna, flora, homens, mulheres e crianças residentes em algumas das 41 Unidades de Conservação do Estado do Amazonas.
A exposição remete aos elementos da natureza e destaca os rostos dos guardiões da floresta. O objetivo é levar o publico a pensar nas atitudes que devem ser tomadas para a conservação do mundo.
Fotos – WWF – Brasil/Adriano Gambarini: O Mosaico do Apuí compreende nove Unidades de Conservação: Quatro Florestas Estaduais: Sucunduri, Aripuanã, do Apuí e Manicoré; Dois Parques Estaduais: do Guariba e do Sucunduri; Duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável: Bararati e Aripuanã e a Reserva Extrativista do Guariba
FONTE: Ascom-SDS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário